quinta-feira, 7 de abril de 2011

MSC - Nossa luta é para crescer!

Na manifestação à rasca ouvia-se uma palavra de ordem assim: ”Quero procriar,mas não tenho como pagar”. Pois é, uma geração da casinha dos pais, como vai pensar em ter filhos???

Mas no meio dessa loucura toda, ainda tem gente que se aventura. Sim porque ter filhos é maravilhoso e esse é um dos direitos mais lindos e humanos que não devemos deixar nos tirar, muito menos precarizar.

Porque digo precarizar? Porque para aquel@s que já se aventuraram em ser pais e mães sabem como essa condição é precarizada pela falta de tempo de poder estar com os filhos, ocasionada pelo excesso de trabalho, pelo excesso de formação continuada para melhorar de salário, e por aí adiante.

E quando você já nem tem muito tempo para estar com os filhos, você pelo menos pensa em ter espaços educativos bons, de qualidade e segurança, que assim ao menos @s pequenin@s estão longe mas bem entregues, porém... Agora entro na questão principal desta convocatória: Onde estão as creches neste país???

Quando eu estava grávida já ouvia um burburinho do tipo: já estás procurando creche? Na altura não queria acreditar que era hora para pensar nisso, mas quando estava perto de voltar a trabalhar, e comecei a procurar informações, vi o caos instalado. Nos fóruns de mães pela internet tem mulheres que já reservam vagas em creches antes mesmo de ficarem grávidas! E a reserva é paga, numa média de 60 euritos! Até mesmo em creches de luxo tem fila de espera. Então, como é que o pessoal se desenrasca? Muita gente recorre novamente à casinha dos pais, dessa vez com a função creche, ou seja, nossos pais nos seguram até os 30, para aos 35 segurarem nossos filhos - esses coitados não tem mesmo descanso!

Mas tem gente que não pode contar com esta bela ajuda, e aí se vê na caça infindável por creche. As subssidiadas pelo Estado são raras, com filas de espera que pode chegar a 1 ano e meio, e as poucas que apresentam vagas, apresentam também péssimas condições e por vezes apresentam padres suspeitos (me desculpem @s católic@s, mas eu não confio!)

Um senhor chamado José Sócrates (esse que é muito preocupado em como seu olhar penetrante está sendo exibido em cadeia nacional) uma vez em campanha eleitoral prometeu ampliar as redes de creche. Não preciso nem dizer o óbvio, o dito cujo não só não ampliou as creches como baixou os rendimentos para atribuição do abono família.

Então me digam, como procriar? Em se procriando, como trabalhar? Onde deixar seu filh@?

Nessa situação é claro que as mulheres são as mais atingidas pela falta das creches, e que acabam deixando suas carreiras e trabalho por falta de opção.

Por isso quero fazer uma convocatória a você que é pai, mãe, avós, tios e jovens que um dia pensam em ter seus filhos, que entrem para o MOVIMENTOS D@S SEM CRECHE! NOSSA LUTA É PARA CRESCER!

Um comentário:

  1. Tou 100% de acordo e acho que um movimento desses faz muita falta. podes contar comigo!

    ResponderExcluir