terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Das possibilidades de sermos human@s

Quanto mais eu vou lendo alguns "clássicos" do pensamento humano e social, mais eu fico besta com a descrença no espírito humano. Há correntes que afirmam que a nossa natureza é pura e simplesmente egoísta, e todas as nossas acções daí derivam. Dizem que mesmo fazendo um acto altruísta estamos sendo egoístas, pois na verdade ser bonzinho(a) é sinal de que queremos reconhecimento alheio.
Desse tipo de pensamento há uma carrada de sociólogos, economicólogos e outros ólogos, que ficam variando seus estudos em como o "homem é lobo do homem", seja em rede, em jogos, em interacção, seja através do comportamentos, pelos meios, pelos fim....enfim....Filósofos da coerção ainda nos assombram depois de tantos séculos de sua teoria proferida. É preciso um Estado controlador, porque senão não conseguiremos nos organizar para além da barbárie.
Será que a humanidade só consegue se pensar de forma tão negativa? Será que essa é realmente a extracção teórica dos factos? Não me parece, até porque os métodos para se chegar a essas conclusões são muito controversos, teve até um bacano que teorizou sobre o comportamento humano após observar em seu laboratório o comportamento de ratos e pombos!
Eu acho esse povo muito mal amado sabe, e acho que é hora de nos permitirmos outras formas de pensar a humanidade e o social. Claro que não é uma questão maniqueísta de se verificar o bom ou mal da natureza humana, mas hoje sabemos o impacto que tais teorias tiveram e ainda têm no mundo. Se o homem é lobo do homem, rege a lei do salve-se quem puder!
Não, as coisas não são assim tão preto no branco, somo seres extremamente complexos para sermos reduzidos a alguns factores, e principalmente aos piores factores.
Bem haja àquel@s que ousam pensar na viabilidade humana e principalmente que procuram praticar essa viabilidade. Se hoje fala-se tanto na necessidade de quebras de paradigmas, para que possamos nos salvar dessa auto-destruição em que nos metemos, eu humildemente penso que esse novo paradigma tem que surgir mergulhado de um olhar e um espírito de possibilidades pela positiva. Sim a humanidade é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário