sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Na Condicional

Ela acordou cedo, contou as moedas e decidiu tomar um café antes de ir, mais uma vez não teria dinheiro para o passe, mas pegaria o autocarro assim mesmo para não chegar atrasada.

Pensava ela: mais um pequeno delito, paciência...

Ao chegar perto do lugar da apresentação ela sempre abaixa a cabeça, não queria olhar nos olhos das pessoas na rua que a encaravam com certo desdém, ao saber que era mais uma indo se apresentar.
Na entrada diz ao segurança: Vim me apresentar.
Ele lhe entrega uma senha e diz para esperar na sala ao lado. A sala como sempre está cheia, as pessoas estão como sempre, também de cabeça baixa, sorrindo só estão as pessoas dos cartazes nas paredes, cartazes que tentam trazer idéias e ânimos para @s que ali estão consigam ir com sua vida para frente.
Ela pensa: Se fosse assim tão fácil como no cartaz essa sala não estaria tão cheia.
O silêncio é mortal, todo mundo na mesma situação, mas parece que conversar com alguém é pior, por medo de descobrir que a situação alheia é ainda mais dramática que a sua, melhor calar então. Ao fundo ouve-se o mesmo ruído da funcionária a pedir os documentos a quem tem vez.
Depois de mais ou menos uma hora de vida perdida ela finalmente é chamada.
A funcionária que nem lhe olha a face diz: Identificação! Escreve qualquer coisa no computador, sai um papel e volta a falar: próxima apresentação dia 15, sem falta. Se faltar não tem perdão, vai perder tudo, agora não estão aceitando mais nenhuma justificativa por falta ou atraso.
Ela responde: Sim senhora, obrigada.
Levanta-se e pensa: porque sempre acho que ela vai dizer alguma coisa positiva, que parva eu!
---------------------------------Cai o pano ------------------------------------------------
Nome: Maisuma Fulana de Tal
Crime: Desempregada
Motivo: teve um filho
Pena: apresentação quinzenal ao Centro de Desemprego
Programa de Ressocialização: Fundo de Desemprego, e posterior fundo de Desespero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário