segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

The revolution was televised

The revolution will not be televised é um slogan pintado em muitas parede do mundo para mostrar que os media não se interessam pelo poder popular que derruba ditadores. Não foi assim no caso do Egipto, não com todos os orgãos de comunicação social. Se a televisão estatal egípcia mostrava imagens tranquilas do rio Nilo enquanto os manifestantes ocupavam a praça Tahir ou eram perseguidos pela polícia, a Al-jazeera ou a BBC ou qulaquer live streaming na Internet davam-nos (e ao Médio Oriente) as imagens reais do que se passava no Cairo. E no final pudemos ouvir o discurso de Mubarak e festejar em directo. Os constrangimentos tecnológicos e ideológicos deixaram de fazer sentido hoje, sobretudo quando são o garante de que a revolução pode continuar e de que se pode espalhar a outros países. As primeiras manifestações, de dia 25 de Janeiro, surgiram a partir de mensagens no Facebook. A revolução não só foi televisionada como foi motivo de milhões de mensagens do twiter, algumas dos quais jornais como o The Guardian reproduziam como eco do que se passava no Egipto. Será possível voltar a ignorar as imagens da queda de outros ditadores? Sempre que houver uma praça Tahir, haverá uma Al-jazeera? Talvez ainda seja cedo para dizer, mas por agora, por mim, o slogan pode ser riscado.

2 comentários:

  1. Este slogan surgiu a partir de um documentário com o mesmo nome que filmou a tentativa de golpe no governo da Venezuela em 2002. os documentaristas estavam filmando outros assuntos quando o golpe aconteceu e acabaram por documentar tudo e mostrar como também através da força do povo Hugo Chavez voltou ao poder. O título do documentário evidencia como a grande mídia apoiou o Golpe e não só na Venezuela. Me lembro de estar no Brasil na época e uma das maiores revistas de política do país lançou sua edição semanal sobre a queda do "terrível" Chavez, dois dias depois ele voltou ao poder e a revista rapidamente foi tirada de circulação. Recomendo verem este documentário que é mesmo sensacional!

    ResponderExcluir
  2. quando, no dia 11, comecei a ver as imagens da cnn em directo do Egipto, ao fim da tarde, lembrei-me logo do Gil Scott Heron e da sua música "the revolution will not be telvised". A primeira coisa que disse, depois de uma meia hora completamente colada na televisão, foi: "the revolution is televised".

    que bem!!

    ResponderExcluir