domingo, 27 de março de 2011

Manual bobone para a luta [em construção]

"A etiqueta contribui para estabelecer a ordem social. É o conjunto de regras que proporcionam a harmonia social no espaço e no tempo. A palavra etiqueta vem do francês etiquette que por sua vez deriva do holandês stikken que significa pregar e corresponde às indicações escritas que se colocavam nos objectos. No século xvii, nas cerimónias da corte, quando o termo foi amplamente utilizado, a etiqueta era regida por ordens escritas, reguladoras do comportamento perfeito. (...) A etiqueta dos grandes acontecimentos da vida, tem um papel de legitimação simbólica, sem arbitrariedades. Ela assegura a hierarquia, respeita as classes, os títulos e o aparato. Ela é a própria lógica do prestígio e da racionalidade social. " (Paula Bobone, in Socialmente correcto)

Esta primeira proposta para o manual inclui apenas as rubricas "Indumentária" e "Postura, elegância e savoir faire". As restantes rubricas seguirão em breve.

Agradece-se a Bobone, Stilwell, V. J. Silva e outros a amável inspiração
 
Indumentária
  • Se é mulher: Use maquilhagem leve, resistente ao calor. Leve sempre um chapéuzito adequado. Aconselha-se tailleur sóbrio e fresco. Não caia na tentação de usar calçado de salto raso. A elegância deve estar presente em qualquer ocasião, especialmente em situações de intensa visibilidade pública. Uma senhora tem de estar sempre preparada.
  • Se é homem: Barbeie-se cuidadosamente, por favor. Vista casual, mas elegante.
Nota: Se não é nenhuma destas coisas, des-exista por favor, ou controle-se. (O que é que lhe passou pela cabeça, aliás?)

Postura, elegância e savoir faire
  1. Não grite (cruz credo!). Não vale a pena e nunca fica bem. Fale baixinho, devagar, use moderação e coloque toda a sua boa educação no linguajar.
  2. Guarde as suas opiniões para si, especialmente se é mulher. Não queremos loucuras, pois não?
  3. Se pretende criticar alguém, faça antes uma pequena revisão mental: É alguém de status social mais elevado? De uma família de uma linhagem mais antiga ou mais pura que a sua? Com mais idade? Se for o caso, não critique. Se tiver mesmo de ser, não se esqueça de referir previamente que lamenta ter tomado a liberdade.
  4. A propriedade privada é sagrada. Nunca a ocupe ou sequer pense se aproximar dela sem a benção dos seus proprietários, mesmo que esses sejam um qualquer endereço com sede em paraíso fiscal ou estejam abandonados há tempos sem fim.
  5. Nunca atire sapatos, chinelos, etc. Se tiver mesmo de o fazer, use apenas os de marca italiana.
  6. Se levantar a mão, faça-o com delicadeza. De preferência, use apenas um dedo, como aprendeu - e bem - na escola. (Cuidado, não se engane no dedo!!)
  7. Procure andar alinhado, a um ritmo adequado, sem levantar as pernas ou os braços em demasia. Há vários vídeos da Moda Lisboa onde se pode inspirar.
  8. Se é desempregado, “quinhentoseurista” ou outro mal remunerado, escravo disfarçado, subcontratado, contratado a prazo, falso trabalhador independente, trabalhador intermitente, estagiário, bolseiro, trabalhador-estudante, estudante, mãe, pai ou filho de Portugal, não seja parvo, não vá. Onde é que tal já se viu, francamente? Pense no que poderiam dizer de si, ou em como é que isso ficaria no seu currículo. Para quê complicar mais as coisas, não é?
Se depois de tudo isto se sentir preparado para a luta, força aí, a luta é alegria! (diz-se que é uma expressão em voga e por isso fica bem, mas controle-se na sua utilização) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário