quinta-feira, 17 de março de 2011

Haja paciência para o Bloco de Esquerda-Açores...


Ontem li esta pérola do Bloco de Esquerda Açores...

Tentando esquecer o ridículo de um comunicado que reage a um boato (e assim o transforma num facto, olha a idiotia), salienta-se esta frase, que parece retirada duma crónica da Stillwell ou da Filomena Mónica: "O Bloco de Esquerda/Açores repudia o boicote levado a cabo por um grupo de manifestantes ao programa Atlântida, da RTP/Açores, que estava a decorrer no Centro Comercial Solmar. Esta não é a postura nem a forma de agir do Bloco de Esquerda/Açores, que lamenta o boato lançado a este respeito." Em que é que o BE-Açores não se revê afinal? Num protesto pacífico? Em formas de resistência criativas? O que é que repudia? Um grupo de manifestantes a tentar entrar num centro comercial? Ou a preocupação é a RTP-Açores e a interrupção (que terá sido de uns minutos) de um programa em directo? Perdão?????
De seguida, este texto entra no seu quê de chibaria ao identificar (ou tentar fazê-lo) pessoas que estavam presentes neste protesto: "pessoas que foram aderentes do Bloco de Esquerda/Açores, mas que deixaram de o ser, há vários anos " (a eventual dificuldade em identificar, neste caso, poderia dever-se ao facto de no Bloco de Esquerda Açores não faltarem ex-aderentes...). O acto de bufo, seja como for, ficou feito.

E já agora bora repor os factos - mesmo porque as lideranças do BE-Açores nem sequer estavam lá neste momento, como se depreende pelo esclarecimento - falam portanto do que não viram nem sabem. Quando estávamos à frente do Palácio do Governo, alguém se lembra que está a decorrer no CC Solmar um programa da RTP-Açores e propõe irmos para lá. Quem organizara a manifestação decidiu - uma vez que estava fora do que tinham previsto enquanto percurso da manifestação - acabar a manifestação por ali. Conclusão: a forma como o protesto continuou foi sob a responsabilidade individual de quem lá estava (como sempre é, afinal de contas). Lá continuou pela avenida, mais de metade das pessoas que estavam na manifestação, a cantar e a gritar "o povo unido jamais será vencido".Chegou ao Solmar onde já estava um grupo de polícias a barrar as entradas principais. Por ali ficamos, entre cantos, cartazes e gritos de protesto. Entre o vai não vai e o entra não entra, em grupo ou a sós, as pessoas vão entrando pelas lojas e pelas portas, uma após a outra. Lá dentro, aquela mise en scéne de directo televisivo, agora com as nossas vozes pelo meio. Uns minutos ficamos lá dentro, sempre no mesmo tom, de palavras de ordem e cantiga. A polícia foi retirando @s protestantes. As pessoas saíram. Estava lindo o fim de tarde, por isso lá ficamos, na conversa, a tocar, a dançar ou a comer um gelado pelo pôr-do-sol adentro. Como podem ver, mais pacífico não há. A não ser que o Bloco de Esquerda Açores repudie a liberdade de expressão...

(e prontos, depois disto tenho de acabar em breve o meu próximo post :"Reinventem-se os partidos políticos. Afinal fazem parte do problema ou vão ser parte da solução?")

3 comentários:

  1. tens razão judite, haja paciência.
    sou do bloco mas não só não me revejo nesse comunicado, como não consigo compreender qual o objectivo: politicamente, para o bloco é um tiro no pé [só nisso é que a pontaria é certeira], soa ao purismo e ao sectarismo que o bloco tanto critica. se o bloco entrar nesta lógica, que venha mais um "começar de novo".
    por outro lado, nem quero pensar na opinião que o pessoal que escreveu esse comunicado terá dos homens do luta... e viva à luta com lugar certo e hora certa. viva às boas maneiras [que se faça um manual bobone para a luta]. e viva ao mundo da gentinha civilizada!

    ResponderExcluir
  2. Pois, o BE tem estas coisas boas. E o Zé Sá Fernandes, lembram-se? E... bom, é melhor não acrescentar muito ao comentário. É tão giro ser do BE. É quase tão giro como ter um mini. Ou como comer caviar. Luís Bugalhão

    ResponderExcluir
  3. OK, Luís, n percebi a relação com o Sá Fernandes, mas a parte do mini e do caviar tem piadita, aliás ser do bloco torna uma pessoa muito "in". E mencionado num CV ou num local de trabalho... ui! Uma maravilha, melhor ainda do que ter um mini.
    A parte séria da coisa é um orgão do Bloco repudiar um protesto pacífico, numa altura em que não é difícil entender a importância das pessoas perderem o medo de sair à rua, sem demasiadas mesuras. Repúdios e censurazitas não são grande ajuda.

    ResponderExcluir